sexta-feira, 6 de março de 2009

Windows, Mac e Linux

SISTEMAS OPERACIONAIS
Por: Patrícia Maeli S. Cipriano Silva-Fatec-SJC-2009
Introdução
Desde a revolução causada pela Microsoft com a introdução do sistema gráfico à interface dos computadores, o mundo vem assistindo a uma acirrada disputa pelo lugar de melhor sistema operacional. Afinal, o sistema operacional é quem vai interagir com usuário. Sob essa ótica, um sistema operacional pode ser excelente para um tipo de usuário, e péssimo para outro.

Existem hoje centenas de SO’s e apenas três se destacam no cenário mundial: Windows, da Microsoft, Linux e Mac, da Apple.
Enquanto Windows e Mac são produtos projetados em código fechado e comercializados por grandes empresas, o Linux tem sobrevivido pelo esforço mundial de desenvolvedores que se uniram com o sonho de produzir um sistema de código aberto, livre e gratuito para todos.
Nessa disputa, esses três se destacaram oferecendo interfaces gráficas[i] distintas, com características e particularidades próprias. Vejamos:
SISTEMA OPERACIONAL WINDOWS XP
Segundo a Wikipédia[ii], Microsoft Windows é uma popular família de sistemas operacionais criados pela Microsoft, empresa fundada por Bill Gates e Paul Allen. Antes da versão NT, era uma interface gráfica para o sistema operacional MS-DOS.
O Windows é um produto comercial, com preços diferenciados para cada uma de suas versões. É o sistema operacional mais usado do mundo, embora uma grande quantidade de cópias sejam ilegais[1].
O impacto deste sistema no mundo atual é muito grande devido ao enorme número de cópias instaladas. Conhecimentos mínimos desse sistema, do seu funcionamento, da sua história e do seu contexto são, na visão de muitos, indispensáveis, mesmo para os leigos em informática.
O sistema operacional Windows, da Microsoft, passou por diversas versões: Windows 95, 98, ME, 200, XP e Vista.
O XP é a versão da Microsoft que mais agradou aos usuários, pela sua grande praticidade e versatilidade, superando em preferência ao Vista, última versão lançada pela empresa.
Vantagens do XP
-Maior compatibilidade de programas[iii]
-melhor suporte a hardware/software
-restauração do sistema
-interface amigável
SISTEMA OPERACIONAL LINUX
Linux é o termo geralmente usado para designar qualquer sistema operativo (português europeu) ou sistema operacional (português brasileiro) que utilize o núcleo Linux. Foi desenvolvido pelo Finlandês Linus Torvalds, inspirado no sistema Minix. O seu código fonte está disponível sob licença GPL (gratuita) para qualquer pessoa que utilizar, estudar, modificar e distribuir de acordo com os termos da licença.
Inicialmente desenvolvido e utilizado por grupos de entusiastas em computadores pessoais, o sistema Linux passou a ter a colaboração de grandes empresas, como a IBM, a Sun Microsystems, a Hewlett-Packard, Red Hat, Novell e a Canonical.
Existem diversas versões brasileiras do Linux, sendo as mais conhecidas e usadas: Kurumin 7 (http://www.gdhpress.com.br/kurumin/) e BRLix (http://brasilloads.blogspot.com/2008/12/brlix-o-linux-que-faltava.html) , etc.
As versões mais distribuídas e conhecidas no Brasil são: Kurumin, Ubuntu, Mandriva, Conectiva, OpenSuse e Fedora, todas disponibilizadas em sites especializados como http://superdownloads.uol.com.br/linux/ .
Vantagens
Uma das grandes vantagens citadas do Linux é o fato de ser livre (gratuito, aberto, você pode modificar e fazer o que quiser com ele). É um sistema seguro, não afetado por vírus, dispensando gastos com aquisição de softwares de proteção como antivírus, antispywares e malwares. Vírus simplesmente não executam no sistema Linux, o que garante ao usuário tranqüilidade no acesso à internet.
O Linux tem softwares livres para todos os fins;
Desvantagens
O Linux tem procedimento de instalação potencialmente mais difícil e só é recomendável a usuários experientes fazê-lo sem assistência.
Por ser uma interface diferenciada, o Linux requer certa familiarização por parte de usuários que estão acostumados apenas com o Windows.
SISTEMA OPERACIONAL MAC OS
Macintosh, ou Mac, é o nome dos computadores pessoais fabricados e comercializados pela Apple Inc. desde janeiro de 1984. O nome deriva de McIntosh, um tipo de maçã apreciado por Jef Raskin. O Apple Macintosh foi o primeiro computador pessoal a popularizar a interface gráfica (GUI), na época um desenvolvimento revolucionário. Ele é muito utilizado para o tratamento de vídeo, imagem e som.[iv]
Os Macintosh funcionam normalmente com o sistema operacional Mac OS, mas outros sistemas também são disponíveis, como o Linux ou FreeBSD
Vantagens
-Interface com o design bonito e elegante;
-Sistema sem travamentos;
-Rapidez, velocidade e confiabilidade na execução de programas;
-Imbatível na edição de imagens (fotos, filmes, etc) e, por isso, o preferido em agências que trabalham com propaganda e marketing.
Desvantagens
-Os produtos desenvolvidos pela Macintosh atingem preços elevados em relação às demais arquiteturas, tornando-o acessível para poucos.
-Por ser um sistema do tipo "caixa preta", com hardware e softwares específicos, é muito bom pra determinadas tarefas, mas não possui compatibilidade com softwares desenvolvidos para Windows ou Linux. Ou seja, se um software não foi desenvolvido para ele especificamente, o usuário ficará prejudicado. Sua arquitetura restringe a liberdade do usuário. A Mac vem inovando, tentando superar esses obstáculos e , recentemente, lançou seu sistema operacional em versão compatível com a arquitetura dos PCs.

[i][i] permite a interação com dispositivos digitais através de elementos gráficos como ícones e outros indicadores visuais, em contraste a interface de linha de comando.
A interação é feita geralmente através dum rato ou um teclado, com os quais o usuário é capaz de selecionar símbolos e manipulá-los de forma a obter algum resultado prático. Esses símbolos são designados de widgets e são agrupados em kits.
Ambiente gráfico é um software feito para facilitar e tornar prática a utilização do computador através de representações visuais do sistema operacional.
Para Windows temos apenas o ambiente gráfico padrão, nas versões Windows Vista temos a chamada Windows Aero, com o principal recurso Flip 3D. Para Linux temos vários ambientes gráficos, entre eles, o KDE, Gnome, BlackBox, Xfce, etc.. Há também a opção de não precisar usar ambientes gráficos. Para prover a funcionalidade do ambiente gráfico existem programas como X.org, XFree86.
CONCLUSÕES GERAIS
Quanto à liberdade,
O Linux é uma plataforma verdadeiramente livre, que permite total domínio sobre o sistema operacional, sendo possível alterar seu conteúdo e funcionamento, moldando-o às necessidades de cada usuário.
A Apple consegue bater a Microsoft no quesito liberdade. Na Microsoft, você está preso ao sistema, mas no Mac, está preso a tudo! Ao sistema e ao hardware. Para o usuário, se a liberdade no Linux é total, o Windows perto do Mac consegue ser meio livre, enquanto o Mac é totalmente fechado.
Quanto a funcionamento
do Mac,
-sistema poderoso, livre de bugs e que não trava;
-muito bom para alguns programas, mas longe de ser um computador para fazer qualquer coisa.
-Na opinião de usuários o Mac é insuperável para editar filmes, trabalhar com imagens ou desenvolver sites...
Do Windows
-Na versão XP ficaram para trás os famosos “travamentos” e congelamentos, hoje mais raros.
-Seu sistema é reconhecidamente compatível com a grande maioria dos softwares;
-Há uma grande oferta de aplicativos para o Windows, principalmente jogos, o que o torna o preferido dos usuários domésticos.
Do Linux
-Requer familizarização com o funcionamento do sistema;
-É distribuído gratuitamente em sites especializados na internet, sem limite de instalações,
-É estável, praticamente não trava, trabalha como um verdadeiro sistema operacional multitarefa
-A internet disponibiliza softwares gratuitos para a maioria das necessidades dos usuários. É só baixar, instalar e usar.
Quanto à Segurança
No quesito segurança a vantagem está a favor do Linux e do Mac. O Linux é imune a virus. O diferencial fica mais a favor do Linux, cuja arquitetura impede a execução de softwares que possam contaminar o sistema. O Mac fica em segundo, já que se constatou a criação de vírus para essa plataforma. Quanto ao Windows, é imprescindível o uso de ferramentas de proteção, como antivirus, antispywares, antimalwares, etc. Sua arquitetura permite a execução de códigos “ocultos” em softwares e documentos, podendo contaminar facilmente o sistema, ocasionando perda de dados e vazamento de informações pessoais do usuário. No Windows é imprescindível a aquisição de softwares de proteção (antivirus, firewalls, etc)
Quanto ao Mercado Corporativo
O Mac está praticamente fora do mercado corporativo, sendo mais usado em desktops home;
A velha discussão Windows x Linux sempre gera polêmica, pois os dois têm fiéis defensores de suas vantagens e aplicações no mercado.
No mercado corporativo a implantação do Linux proporciona estabilidade a baixo custo às empresas.
A controvérsia surge quando se fala em TCO (Total Cost of Ownership/Custo Total de Propriedade), pois há quem diga que o uso do Linux sai caro em longo prazo, devido aos gastos com suporte e treinamento de pessoal – analisa.
O ambiente Linux vem, inegavelmente, sendo o preferido em grande parte dos segmentos empresariais e governamentais.
O Linux é hoje beneficiado pelo programa Software Livre do governo brasileiro, que lançou um portal específico, o http://www.softwarelivre.gov.br/. É um estímulo do país ao desenvolvimento de programas de código aberto que beneficiam a comunidade a custo zero. A iniciativa vem ganhando adeptos em todo o mundo e grandes empresas já se aliam para lançamento de uma versão Linux “global”, reunindo tudo o que existe de melhor nas muitas versões disponibilizadas.
A plataforma Linux é muito utilizada em servidores, devido à estabilidade e confiabilidade oferecidos.
CONCLUSÃO FINAL
A questão de escolha de um sistema operacional é determinada totalmente pelo “perfil” do usuário e usos que se pretende fazer dele. Estabelecidos esses parâmetros, tem-se rapidamente o sistema ideal a ser utilizado. No entanto, devemos lembrar que o mercado de desenvolvimento de softwares está em franca expansão, estimulado pelo consumo e pelo desenvolvimento de hardwares cada vez mais poderosos. A evolução do hardware e software, aliados às tendências de mercado apontam para grandes mudanças, que podem determinar o futuro dos atuais sistemas operacionais. Fala-se em Sistema Operacional de Nuvem ou “Computação nas Nuvens”, no qual ele não será mais executado na máquina, mas acessado através da internet.
A grande tendência do momento é este termo “computação nas nuvens” ou “cloud computing” (em inglês). Este termo surgiu pelo fato de a computação estar mudando de rumo, hoje você não vê mais como antigamente aquela vontade imensa de comprar um super computador, hoje o que você mais precisa, e o que mais precisará futuramente, será de mobilidade, portabilidade. Com isto os “super computadores” terão os seus destinos a quem realmente os precisa, mas os usuários comuns não os precisarão mais, tudo será baseado na internet, como hoje já está sendo feito, o grande centro das atenções nos dias atuais é a internet, em alguns anos, talvez meses, você utilizará seu computador na internet, terá o espaço que precisar para guardar seus arquivos como documentos, fotos, vídeos e músicas na internet. Além disto, os softwares que você utiliza também estão na internet, como há pouco tempo a Adobe lançou o Photoshop na versão web.
Preço dos computadores cairá
Computadores terão o preço reduzido, cada vez mais o preço das máquinas cairá devido ao fato de que um computador para acessar a internet não necessita de muitos recursos, basta ter um processador simples, um pouco de memória que você estará satisfeito com o resultado, com isto, você terá mais mobilidade, pois os celulares da nova geração (3G) tem acesso à internet, e você poderá acessar os seus arquivos e documentos de qualquer lugar através da conexão a internet oferecida por seu celular.
Nova tendência em sistemas operacionais
Com esta nova tendência quem ganhará força será o sistema operacional LINUX, pois com a pouca necessidade de recursos, a maior sendo um browser, fará com que grandes empresas como Microsoft comecem a ter preocupações quanto a seu futuro. Há grande necessidade de se estar conectado fará com que softwares como sistemas operacionais e outros tendam a migrar para a internet, tornando o “desktop” de sua máquina online, e assim os sistemas que estarão rodando nas máquinas sejam apenas para suportar seu browser.
FIM.
[ii] http://pt.wikipedia.org/wiki/Microsoft_Windows
[iii] http://www.vivaolinux.com.br/topico/Linux-Desktop/Linux-X-Windows-X-MAC
[iv] http://pt.wikipedia.org/wiki/Macintosh